Memórias Black SP

O que é o objeto

O filme trata dos bailes black da cidade de São Paulo que desde a década de 60 buscam celebrar a vida por meio da música e da dança, ao mesmo tempo que servem de suporte para a produção das identidades e cultivo de uma memória da cultura negra na cidade.

A pesquisa do filme é baseada na tese de doutorado, chamada «Black: espaços de sociabilidade das distintas gerações da população negra paulistana de autoria de Pedro Tadeu Faria D’Allevedo.

Porque realizar o filme?

Os bailes black são eventos socioculturais que celebram a cultura negra na cidade de São Paulo e através deles fortalecem a memória musical e cultural dessa negritude como identidade social.

Acreditamos que os personagens de nosso filme são os guardiões da memória do movimento black music na cidades de São Paulo.

Personagens esses, que sobrevivem de suas lojas de discos localizadas nas galerias do centro da cidade. Esses locais viraram referência para os amantes e estudiosos desse movimento. E nessas lojas que são organizadas os bailes black e o cultivo dessa memória.

A intenção do filme é resgatar as histórias desses bailes e organizar essas memórias e reafirmar a partir de uma linguagem fílmica, o universo dos personagens selecionados que ainda resistem a essa cultura na cidade de São Paulo.

Como faremos

Por meio de uma densa pesquisa iconográfica, em arquivos pessoais, públicos e TVs.

Visitas aos bailes black atuais e entrevistas com personalidades percursoras que atuaram como organizadores de bailes e frequentadores apaixonados que usavam os espaços de encontros durante as décadas de 60,70 e 80 para dançar e se atualizarem sobre as novidades do movimento.

URL de esta publicación:

OPINIONES Y COMENTARIOS